Vereadora quer aulas de educação financeira nas escolas municipais de São José dos Campos 

“Os conteúdos financeiros possibilitam ao aluno se colocar como protagonista de sua história de vida”, diz a vereadora na justificativa do projeto de lei.

A vereadora Flávia Carvalho (PRB), apresentou na Câmara Municipal de São José dos Campos, um projeto de lei que visa incluir como disciplina obrigatória nas escolas municipais de Ensino Fundamental, a matéria de “Educação Financeira”.

“Os conteúdos financeiros possibilitam ao aluno se colocar como protagonista de sua história de vida, dando a ele condições de planejar e fazer acontecer o futuro que deseja para si, em conexão com o grupo familiar e social a que pertence”, diz a vereadora na justificativa do projeto de lei.

Ainda de acordo com o texto, o Ministério da Educação homologou em 2018 a nova Base Curricular Comum Nacional em que determina dez competências a serem desenvolvidas nos alunos da Educação Básica. Além da definição de competências, há temas transversais que devem ser abordados durante o período escolar, e entre eles está a educação financeira.

No projeto de lei apresentado pela vereadora Flávia Carvalho, os alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal terão na grade curricular a disciplina de “Educação Financeira” e aprenderão entre outros temas, sobre os principais tributos municipais, estaduais e federais, além de noções de direito do consumidor e deveres de cada contribuinte.

“Em nosso âmbito municipal é imprescindível que a disciplina de Educação Financeira seja realidade aos alunos, porque é cada vez mais comum que jovens estejam endividados por falta de capacidade em administrar seus rendimentos”, finaliza a vereadora.

 

Ana Dair Moraes

Assessora da Câmara de São José dos Campos

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.