Vereadora Ireuda Silva repudia festa organizada pela diretora da Vogue

Nas redes sociais, internautas fizeram inúmeras postagens sobre o ocorrido

Salvador (BA) – A vereadora e presidente da Comissão da Mulher na Câmara Municipal de Salvador, Ireuda Silva (PRB), se pronunciou sobre a festa de 50 anos da diretora da revista Vogue Brasil, Donata Meirelles, que ocorreu nesta sexta-feira (8).

Pelas fotos dos convidados, o “tema” da festa, parecia ser o Brasil Colônia Escravocrata. Mulheres negras, baianas, estavam vestidas como escravas e ficaram abanando os convidados ao lado de “tronos de sinhá” enquanto fotos eram feitas.

Ireuda Silva, disse que “o episódio descaracteriza e folcloriza o passado dos negros baianos. Ver pessoas ricas e brancas reproduzindo situações características do período escravocrata é um atestado de que os resquícios dessa mazela, ainda não foram soterrados pelo tempo. E que o racismo ainda impera na cidade mais negra fora da África. Atrevimento sem limites”, explicou Ireuda.

A festa ocorreu em Salvador, no Palácio da Aclamação, e foi organizada, também, pelo marido da socialite, o publicitário Nizan Guanaes. No fim da tarde deste sábado, Donata Meirelles divulgou uma nota a título de explicação com um pedido de desculpas.

“Ontem comemorei meus 50 anos em Salvador, cidade de meu marido e que tanto amo. Não era uma festa temática. Como era sexta-feira e a festa foi na Bahia, muitos convidados e o receptivo estavam de branco, como reza a tradição. Mas vale também esclarecer: nas fotos publicadas, a cadeira não era uma cadeira de Sinhá, e sim de candomblé, e as roupas não eram de mucama, mas trajes de baiana de festa. Ainda assim, se causamos uma impressão diferente dessa, peço desculpas”, disse a socialite em uma nota de explicação.

Por Gabbriela Veras /ASCOM PRB Mulher Nacional

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail [email protected] Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.