Vereadora Ieda Bilhalva quer o Legislativo mais próximo da comunidade

Vereadora Ieda Bilhalva quer o Legislativo mais próximo da comunidade
Ieda Bilhalva trabalha pelo progresso municipal e aproximação da sociedade com vereadores

Com o compromisso de bem servir a comunidade, a nova presidente da Câmara Municipal de Nova Santa Rita (RS), Ieda Bilhalva (PRB) trabalha para contribuir com um Legislativo forte e a serviço dos interesses da população da cidade, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, com cerca de 25 mil habitantes.

Única mulher eleita no pleito de 2016 para o Legislativo municipal, Ieda é formada em Ciências Biológicas pela Unilasalle e pós-graduada em Gestão e Educação Ambiental, foi professora em Nova Santa Rita e coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Além de projetos na área de educação e meio ambiente, a republicana tem como desafio dar continuidade às obras da nova sede da Câmara que, segunda ela, gerará uma economia mensal de R$ 8 mil aos cofres do município. A parlamentar defende maior participação das mulheres e jovens na política e se comprometeu a contribuir para que a Câmara esteja cada vez mais próxima da comunidade.

À Agência PRB Nacional, Ieda Bilhalva falou dos desafios de sua gestão e da expectativa para os trabalhos legislativos deste ano.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como vereadora e atualmente presidente da Câmara Municipal de Nova Santa Rita, o que tem sido possível fazer pela população do município?
Ieda Bilhalva – Minha atuação tem sido voltada para projetos relacionados ao meio ambiente, como a reciclagem de resíduos sólidos, coleta seletiva, castração de cães e gatos de rua etc. No ano passado tivemos um grande avanço e conseguimos fazer com que uma cooperativa, que inclusive é de um correligionário do PRB, o Pedrinho da Reciclagem (suplente de vereador), ampliasse seus serviços. Com isso, começamos no final do ano a coleta seletiva. Temos também a questão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual tenho um projeto que defende a implantação do EJA no ensino médio, que nós não temos no centro da cidade. Comecei a fazer esse movimento no ano passado com abaixo-assinado e tivemos uma repercussão boa na comunidade e agora vamos dar continuidade.

Agência PRB Nacional – Para este ano, quais os projetos e ações que pretende desenvolver?
Ieda Bilhalva – Temos uma tarefa mais árdua neste ano como presidente da Câmara. Estamos trabalhando e somando junto à administração da prefeita Margarete Simon Ferretti. Herdei a missão de construir o prédio da nova sede da Câmara, iniciada pelo presidente anterior em 2017. Nossa Câmara hoje funciona em um prédio alugado e com a nova sede iremos economizar recursos, o que será um grande ganho para o município. A obra está em andamento e acredito que até o final do ano vai se concretizar. Hoje é pago R$ 8 mil mensal com aluguel do prédio que abriga o Legislativo, com a sede própria esse valor passa a ser investido em outra área prioritária do município.

Agência PRB Nacional – Como tem sido o trabalho do PRB no município?
Ieda Bilhalva – Aqui em Nova Santa Rita o PRB teve um crescimento muito grande nas últimas eleições, tivemos 1.600 votos e eu fui eleita com 374 destes votos. Estamos trabalhando para trazermos militantes para partido. Hoje já temos uma ótima aceitação, inclusive, temos muitos cidadãos nos procurando para se filiar. Isso é importante e demonstra que estamos fazendo um bom trabalho.

Agência PRB Nacional – Por ser a única vereadora em Nova Santa Rita, e ainda como presidente da Câmara, os desafios aumentam?
Ieda Bilhalva – Ainda estamos em um universo machista, mas acreditamos que que é possível fazer um bom trabalho. Aqui no Rio Grande do Sul ainda não é muito aceitável ser administrado, governado por uma mulher, é um desafio. Mas, na nossa cidade, a Câmara e a prefeitura estão sob o comando de mulheres. Apesar dos grandes desafios, contamos com o respeito da sociedade. No cargo de presidente da Câmara, tenho um bom relacionamento com o Executivo e com os vereadores, por isso, acredito que venceremos os desafios.

Agência PRB Nacional – Além da construção da sede própria da Câmara, o que pretende fazer em termos de modernização do Legislativo municipal?
Ieda Bilhalva – Já colocamos alguns projetos em ação como o que sugere a abertura de uma sala de informática para a comunidade. Ele já está em andamento e queremos garantir o acesso à internet para ONG’s e escolas. É um projeto que já funciona no estado e agora vamos fazer uma parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para levarmos para Nova Santa Rita. Teremos computadores na Câmara para a comunidade utilizar durante a semana, realizar pesquisas escolares, fazer currículos etc. É uma inovação assim como tem sido as reuniões mensais, com todos os funcionários concursados e assessores. Estamos nos empenhando para que a Câmara fique mais próxima da comunidade e com maior transparência, essa é uma de nossas prioridades.

Agência PRB Nacional – A boa relação com o Executivo facilita os trabalhos em prol do município?
Ieda Bilhalva – Com certeza. Como são duas mulheres no comando dois poderes, a comunicação é bem melhor. Temos um bom relacionamento e a prefeita vem fazendo um bom trabalho no município. Acreditamos muito e estamos confiantes e determinadas para contribuir com projetos que são de interesse da comunidade de Nova Santa Rita.

Agência PRB Nacional – Há projetos no sentido de envolver segmentos como mulheres e jovens nas discussões políticas?
Ieda Bilhalva – Queremos fazer um grande trabalho de mobilização tanto com as mulheres quanto com os jovens. Temos a coordenadoria do PRB Mulher aqui em Nova Santa Rita e queremos fazer um bom trabalho com elas. Estamos organizando para fazermos um grande evento no dia 8 de março. Vamos fazer palestras, encontros, seminários, tanto para as mulheres quanto para os jovens. O nosso assessor de imprensa é jovem e estamos em contato com a juventude para mobilizarmos a se interessarem pela política. O objetivo é promover o desenvolvimento e a integração deles com a política.

Agência PRB Nacional – Que mensagem você deixa para a população de Nova Santa Rita?
Ieda Bilhalva – Vou me empenhar ao máximo para que possamos desempenhar um bom trabalho junto à comunidade, com os jovens, mulheres e adultos para que possamos dar continuidade ao progresso de Nova Santa Rita.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail [email protected] Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.