“Trabalhar com mulheres é sucesso garantido”. Conheça a coordenadora do PRB Mulher de Valinhos (SP)

Vem com a gente conhecer a coordenadora municipal do PRB Mulher de Valinhos (SP), Vandecleya Moro. A republicana é advogada e formada em Gestão Pública. E mais, está iniciando a segunda pós graduação. Casada há 20 anos, com  André Moro, e tem um filho que o chama de “meu Príncipe”. Seu nome é André Júnior é já tem 18 anos e está seguindo os passos da mãe, com 16 anos já tirou o título de eleitor e votou pela primeira vez nas Eleições municipais e, assim que completou 18 anos, se filiou ao PRB.

PRB Mulher: Como surgiu a política na sua vida?

Vandecleya: Posso dizer que a política está enraizada na minha família, tenho tios e primos que já foram eleitos vereadores, prefeitos e deputados. Desde pequena observava a minha mãe e meus tios conversando sobre política. Não a política que ouvimos falar hoje nos jornais, mas a verdadeira política: aquela de ajudar ao próximo, de melhorar a cidade.
O meu primeiro contato com a vida pública de fato ocorreu quando o então vereador Fábio Damasceno, hoje Presidente Municipal do PRB de Valinhos, me convidou para ser assessora parlamentar, no ano de 2006.
Já tive outras funções públicas também, mas destaco a de Conselheira Tutelar, uma trabalho muito importante e de responsabilidades imensuráveis.

PRB Mulher: De onde veio a motivação para se tornar coordenadora do PRB Mulher?

Vandecleya: Sempre gostei de ajudar ao próximo e procurava estar envolvida com as ações partidárias, tanto que fui a segunda mulher a se filiar ao PRB na cidade (a primeira foi minha irmã).
Vendo as atividades na qual estava envolvida, o Presidente Estadual de São Paulo, Sérgio Fontellas, me convidou para assumir a coordenação do PRB Mulher e com muita alegria aceitei o desafio em 2014.

PRB Mulher: Por que escolheu o segmento focado nas mulheres?

Vandecleya: Essa é fácil de responder. As mulheres são multitarefa, estão sempre prontas a fazer em ajudar mais.Trabalhar com mulheres é sucesso garantido. Nós mulheres temos mais disposição e coragem de enfrentar qualquer obstáculo, seja na nossa vida ou daqueles próximos de nós.
Conseguimos desempenhar nossas funções de mãe, esposa, filha, amiga, profissional, pessoal e pública com maestria.
Até quando estamos descansando pensamos no que ainda pode ser feito.
E posso afirmar que as republicanas de Valinhos não são diferentes. São mulheres guerreiras e dedicadas sempre prontas a ajudar.

PRB Mulher: Já foi parlamentar? Se sim, conte um pouco da sua experiência.

Vandecleya: Não fui parlamentar, mas já desenvolvi funções públicas e atuei com pessoas de bem na política e com isso posso afirmar com certeza que o envolvimento da mulher na política é muito importante. A mulher tem em suas mãos muita responsabilidade, pois pode influenciar sua família a respeito de qualquer coisa, e se usarmos essa ferramenta de forma correta podemos mudar o futuro de todos.
Então quando a mulher entende que pode fazer a diferença, seja exercendo um cargo público, seja escolhendo alguém que represente seus interesses, quando isso é feito de forma consciente, vemos germinar o fruto da esperança, esperança de vivermos a política como aquela idealizada na Constituinte de 1988.

PRB Mulher: Quais os projetos você já realizou como coordenadora do PRB Mulher?

Vandercleya: O PRB Mulher de Valinhos já realizou diversas campanhas ao longo dos anos, foram campanhas de conscientização, formação e sociais.
Todos os projetos são realizados por mulheres movidas por sua dignidade que acreditam que a política que algumas pessoas tem lutado para destruir, para banalizar, exercendo a de forma egoísta e ilegal, sim essa mesma política pode ser a ferramenta para tirar das mãos dos corruptos o poder.
Trabalhamos para que todos possam perceber que o poder da mudança está em nossas mãos.

PRB Mulher: Quais são os seus futuros projetos junto ao PRB Mulher?

Vandecleya: Falar do futuro me traz muita alegria, pois já planejamos as ações para o ano de 2018. Nossa agenda está repleta de atividades. Esse mês já demos inicio a campanha que vamos realizar em Janeiro junto com o PRB Municipal, é algo totalmente novo e que nunca foi realizado.
Falar de projetos traz ainda a necessidade de fazer justiça ao motivo que faz com que tudo o que realizamos venha dar certo, o motivo é a dedicação de cada republicana que não mede esforços para “abraçar” a causa do partido.
São mulheres cheias de compromissos, mas que quando recebem uma nova missão se dedicam e realizam tudo com muito amor.
Posso afirmar com certeza que a base, a estrutura e o sucesso do PRB Mulher de Valinhos é cada mulher que faz parte do partido, cada uma delas tem o papel importante e de destaque.

PRB Mulher: Como coordenadora quais foram os maiores desafios que você já passou em sua atuação?

Vandecleya: Os desafios são constantes, mas desafios como o que escolhemos enfrentar esse mês tem sido um dos maiores.
Esse mês nos desafiamos a trazer mais pessoas para se filiarem ao PRB, e junto com o Presidente Municipal, Fábio Damasceno, lançamos a Campanha “Vem ser 10!” e cada republicana está comprometida a mostrar que a política não é o fim, mas que a política é sim a saída para a mudança.
E isso começa conosco, não importando a nossa idade, não importando nossa profissão, não importando nossa escolaridade, não importando aquilo que adquirimos no decorrer de nossas vidas, o que importa é o desejo de fazer a diferença, algo que é natural em todas as mulheres.
Conscientizar as pessoas que está em nossas mãos a responsabilidade da mudança, nós somos a mudança que procuramos.

PRB Mulher: Para encerrar, o que a população do município de Valinhos pode esperar da coordenadora Vandecleya no ano de 2018?

Vandecleya: Podemos garantir que o trabalho não vai parar pois já sabemos qual a receita para o sucesso, a receita é trabalho, dedicação e união.
A velha forma de fazer política prejudica não só a mim ou a minha família, atinge a todos nós. E se ficamos bravas ou revoltadas com as notícias nos jornais devemos tomar uma atitude, pois a responsabilidade de um futuro melhor para a nossa família, para nossa cidade, para o nosso país, não está nas mãos de alguns poucos privilegiados, está em nossas mãos.
Nós mulheres somos fortes, e não seremos mais vítimas da corrupção, isso se cada uma de nós exercer o seu papel como cidadã, garantindo um lugar melhor para todos.
É isso que Valinhos pode esperar de todas as mulheres republicanas que fazem parte do PRB Mulher, podem esperar que não vamos nos acomodar com a situação, podem esperar que ações serão promovidas para trazer a luz da justiça para aquelas que só enxergam a escuridão das injustiças.

Por Priscila Praxedes – Ascom PRB Mulher Nacional

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail [email protected] Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.