TPM: Você sabe o que é mansplaining? Conheça esse e outros termos do machismo

 

A sociedade ainda convive com várias atitudes machistas. Algumas práticas foram definidas por termos para ajudar no reconhecimento das atitudes ofensivas e humilhantes. Atualmente é mais fácil o reconhecimento de violência física, moral, sexual, mas esses tipos de violência, principalmente a moral, pode ser identificada em ambiente inimagináveis, como o de trabalho.

Algumas dessas práticas estão tão enraizadas na nossa sociedade que pode ser que muitas que leem essa matéria podem ter sido vítimas do mansplaining. Confira abaixo a explicação de cada um dos termos já existentes:

Mansplaining – Acontece quando um homem usa seu tempo para explicar algo que é óbvio para a mulher,  como se ela não tivesse a capacidade de entender. Nesse cenário o homem acha que ele sabe muito mais que a mulher e que precisa “ensiná-la”.

O objetivo do mansplaining é mostrar que a mulher não tem conhecimento sobre o mundo no geral – tanto que muitos homens acreditam que sabem mais sobre ser mulher do que as próprias mulheres. É uma forma de tratar a mulher como inferior e como menos capaz, intelectualmente falando.

Manterrupting – Um dos termos mais conhecidos, o manterrupting acontece toda vez que um homem interrompe a fala de uma mulher e não permite que ela termine a sua linha de pensamento. Em uma tradução livre, o termo significa ‘homens interrompem’, e não importa se ela está cercada por um, dois ou mais homens, com certeza ela será interrompida simplesmente por ser mulher.

Gaslighting – Um tipo de violência emocional que faz com que as pessoas ao redor da mulher acreditem que ela enlouqueceu ou que não é capaz de fazer alguma atividade. É uma artimanha que faz a mulher duvidar da sua própria capacidade e do que ela acredita ser real – ela duvida das memórias que têm, da sua percepção, do seu raciocínio e da sua própria sanidade.

 

Texto: Gabbriela Veras – ASCOM PRB Mulher Nacional

Informações: SuperEla

Foto: reprodução

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.