Rosangela Gomes participa de lançamento da campanha nacional sobre aleitamento materno

A republicana esteve reunida com diversas outras lideranças políticas que apoiam a nova campanha do Ministério da Saúde

 

Rio de Janeiro (RJ) – A coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), participou nesta sexta-feira (17), no Instituto Fernandes Figueira, localizado no bairro do Flamengo, do lançamento da campanha nacional de aleitamento materno, do Ministério da Saúde. Com o lema “Doe leite materno, alimente a vida”, o objetivo da campanha, é aumentar em 15% as doações do alimento.

A republicana, participou do evento, junto ao ministro da Saúde, Henrique Mandetta, e fez um chamamento especial a todas as brasileiras. “Quero fazer uma chamada a todas as republicanas do Brasil. Nós sempre fazemos campanha de doação de sangue, a partir de agora vamos fazer a campanha da doação de leite, porque doar leite, é doar vida. Quero chamar a atenção das minhas companheiras, vamos ajudar não somente as mulheres e crianças brasileiras, mas também as crianças dos países africanos que sofrem com a ausência de leite materno”, ressaltou.

A campanha nacional de doação de leite, além de ajudar as crianças brasileiras, ajuda os pequenos que não vivem no nosso país e que tanto necessitam do alimento. “A nossa campanha está em Angola, no Timor Leste, no Caribe, na Região Hispânica. As nossas sedes da Fio Cruz, estão prontas para auxiliar os países, todos aqueles que têm iniciativa com bancos de leite e pasteurização. O uso do leite materno diminui a mortalidade infantil, simples assim”, esclareceu Mandetta.

Segundo o ministro, o Brasil é uma referência mundial na manipulação de leite materno e são diversos os países que adotam tecnologia brasileira de coleta, pasteurização e entrega do alimento.

O ciclo de ajuda, não pode parar.  Você é lactante ou conhece alguma mãe que esteja amamentando e que pode doar o leite? Veja aqui abaixo as instruções e vamos nos apoiar nesta nobre causa:

Técnica de coleta:

Como oferecer leite humano em casa:

  1. Guardar o leite retirado do peito na primeira prateleira da geladeira, somente se for utilizar nas 12 horas seguintes à coleta;
  2. Estocar em congelador ou freezer por, no máximo, 15 dias;
  3. Lavar as mãos e braços com água e sabão;
  4. Colocar água potável em uma panela em quantidade suficiente para ultrapassar o nível do leite no frasco;
  5. Aquecer até a temperatura tolerável, sem queimar os dedos;
  6. Desligar o fogo. Colocar o frasco com o leite na água aquecida. Agitar o frasco para facilitar o aquecimento;
  7. Caso o leite esteja congelado, repetir o processo até que não reste nenhuma pedra de gelo;
  8. O leite que restar no frasco pode ser guardado na 1ª prateleira da geladeira por, no máximo, 12 horas;
  9. Dar o leite sempre em colher ou copinho, devidamente limpos e fervidos;

Orientações

  • Toda mãe que precise se ausentar de casa por motivo de trabalho, estudo, qualquer outro motivo,  ou que tenha seu filho internado (prematuro ou doente), deve aprender a coletar, conservar e armazenar o leite.  Fazendo essa retirada, a mãe mantém a produção e seu filho é alimentado adequadamente quando ela precisar se ausentar;
  • Bebês alimentados somente com leite humano, nos primeiros seis meses de vida, e que continuam mamando até os dois anos ou mais, são mais fortes, saudáveis e inteligentes;
  • Nunca recongele o leite materno;
  • Nunca deixe seu filho mamar no peito de outra mulher e não ofereça leite que não seja seu ou do banco de leite;
  • Não utilize chucas, mamadeiras ou chupetas, porque elas atrapalham a amamentação de peito, o que também pode ocasionar a antecipação do bebê ao desmame;

No Portal da Fio Cruz, tem um Guia de Serviços completo que instrui com todos os detalhes as doadoras de leite materno. Junte-se a essa causa! Vamos ser responsáveis por salvar vidas. “Doe leite materno, alimente a vida”.

Texto: Gabbriela Veras – Ascom PRB Mulher Nacional

Foto: Assessoria deputada federal Rosangela Gomes

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.