Rosangela Gomes participa da assinatura de portaria que proporciona benefícios à saúde no RJ

Para a republicana, a nova proposta da USF, levará benefícios para todo o estado do Rio de Janeiro, inclusive a Baixada Fluminense

Brasília (DF) – A deputada Rosangela Gomes(PRB-RJ) participou na última quinta-feira(16),  de evento em Brasília, com a presença do Ministro Luiz Henrique Mandetta, para lançar o programa “Saúde na Hora” que vai permitir aos municípios receber mais recursos do Governo Federal, para ampliarem o horário de atendimento à população nas Unidades de Saúde da Família (USF).

O ministro afirmou que os repasses podem chegar a dobrar de valor, dependendo da disponibilidade de equipes de Saúde da Família e Bucal e do horário de funcionamento. Para participar do programa, os gestores municipais já podem solicitar adesão de suas unidades. Para isso, as secretarias municipais podem enviar proposta ao Ministério da Saúde, por meio do sistema E-Gestor, indicando quais são as USF que desejam adaptar para o modelo de horário estendido.

A medida, vai permitir que a população tenha maior acesso aos serviços como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas, triagem neonatal, acompanhamento pré-natal, entre outros.

Para aderir ao Saúde na Hora, as unidades deverão atender a alguns requisitos, como manter a composição mínima das equipes de Saúde da Família – com médico, enfermeiro, odontologista e auxiliar de enfermagem. A USF também deve funcionar sem intervalo de almoço e precisa ter o prontuário eletrônico implantado e atualizado. Cada participante deve ainda contar com um gerente escolhido pelo gestor para administrar a unidade.

Para Rosangela Gomes, a iniciativa tem tudo para dar certo. “A Atenção Primária é onde a maioria dos problemas de saúde da população podem ser solucionados. Esta ação assertiva vem em boa hora para o meu estado, tanto na capital como para toda a Baixada Fluminense”, afirmou.

Os gestores municipais, terão autonomia para definir quais unidades de saúde vão funcionar com este novo horário.

Texto e fotos: Angélica Melo

Edição: Ascom PRB Mulher Nacional

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail [email protected] Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.