Rogéria Santos lamenta o fato ocorrido com a cantora Claudia Leite e defende empoderamento das mulheres para denunciar assédios

Iniciamos nossa semana, mais uma vez, com um repúdio e uma reflexão que é do nosso cotidiano: o assédio contra mulheres. A cultura do machismo, que muitas vezes culmina até em um feminicídio, ganha força na reprodução e até na naturalização de atos disfarçados de piadas, brincadeiras, mas que ferem a todo momento a dignidade da mulher.

O constrangimento atravessado pela cantora Claudia Leite, ilustra o que nós mulheres, passamos todos os dias, em nossos lares, trabalhos, e nos mais diversos convívios sociais. Nos assusta inclusive o fato de que o evento era voltado para uma causa social, para ajudar crianças, e com várias crianças no palco, e outras milhares, que assistiam, ao vivo. É pertinente ainda despertar a responsabilidade social dos comunicadores e formadores de opinião, que ao fazer determinados comentários, reproduzem e reforçam preconceitos, em um momento em que a sociedade precisa de conscientização contra todos os tipos de violência.

Como bem disse a ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lucia, uma das principais desigualdades no Brasil, em sua opinião, é aquela retratada contra a mulher. Ela mesma afirma que em toda sua trajetória no meio jurídico, sofreu inúmeros preconceitos pela condição de mulher.

O caminho é longo, mas já vivenciamos alguns avanços. A Lei Maria da Penha precisa ser cumprida, a importunação sexual já é crime! Nossas meninas precisam ser resguardadas pelo ECA. Nosso papel é fazer cumprir todas as garantias trazidas nesses instrumentos jurídicos.

Fica nossa solidariedade, não apenas a cantora Claudia Leite, mas a todas as crianças, adolescentes, meninas e mulheres brasileiras que diariamente são expostos a assédios dos mais variados. Não vamos nos calar, e não podemos ficar inertes a esse tipo de violência. Como parlamentar e coordenadora do PRB Mulher Salvador, estamos lutando, diariamente, sobretudo no empoderando para que as mulheres tenham coragem e apoio necessário para denunciar. Juntas sempre somos mais fortes!

Por vereadora Rogeria Santos

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.