Professora Ana Lúcia propõe mensagens antidrogas em materiais escolares

O objetivo do projeto da vereadora é conscientizar alunos sobre os efeitos devastadores causados pelo consumo de drogas

Recife (PE) – A vereadora do Recife (PE), professora Ana Lúcia (PRB), quer que livros e cadernos da rede municipal de ensino contenham mensagens antidrogas. O projeto de lei da republicana tem o objetivo de combater o uso de entorpecentes e também o abuso e exploração sexual infantil. De acordo com a proposta, as escolas também deverão promover concurso de redação e desenho.

A vereadora  argumenta que o objetivo é conscientizar alunos sobre os efeitos devastadores causados pelo consumo de drogas, como também proporcionar estímulo a denúncias nos casos de exploração e abuso sexual infantil, incluindo o número de telefones dos órgãos governamentais nos materiais escolares.

“Dados mais recentes, provenientes da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Ministério da Saúde, mostraram que o consumo de cigarro em um período de 30 dias foi de 18,4% entre alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.  Em relação ao álcool, 55,5% já fizeram uso, enquanto 23,8% relataram ter bebido recentemente. Além disso, 21,4% dos estudantes informaram já terem sofrido algum episódio de embriaguez na vida”, explicou.

Em favor da proposta, a republicana também alega que a exploração sexual é a prática envolvendo crianças e adolescentes que acontece por meio de alguma negociação, podendo gerar ganhos em dinheiro, produtos ou serviços. É muitas das vezes praticada por redes criminosas organizadas que negociam o corpo de crianças e adolescentes. Pode também ocorrer em razão de graves condições de pobreza, que levam meninas e meninos a se transformarem em vítimas da exploração no comércio ilegal do sexo até mesmo por parentes, além dos abusos cometidos dentro de casa.

 

Texto: Imprensa da Câmara dos Vereadores

Foto: Imprensa da Câmara dos Vereadores

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.