PRB Mulher organiza II Seminário de Formação Política para capacitação feminina nas eleições de 2020

Líderes estaduais do movimento feminino reunidas em junho deste ano em Brasília, durante o VII Encontro nacional de coordenadoras para tratar  o II Seminário de Formação Política

Brasília (DF) – O movimento feminino do PRB, está a todo vapor para a organização de mais um evento da militância. Depois de realizar, o VII Encontro Nacional de Coordenadoras em junho deste ano, a coordenadoria trabalha para produzir no final de 2019,  o II Seminário de Formação Política, para as republicanas do partido que tenham interesse em pleitear cargo político na próxima eleição.

Marcado para os dias 07, 08 e 09 de novembro, o evento já tem local certo para acontecer e está rodeado de grandes expectativas. O espaço escolhido, foi o Centro de Convenções Brasil 21, localizado no Distrito Federal.

O objetivo do evento, leva como premissa capacitar as republicanas do PRB, para as eleições municipais de 2020. Faltando pouco mais de 1 ano para o pleito, a coordenadora nacional, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ),  acredita que a instrução é emergencial para que seja obtido o sucesso nas urnas. “Levaremos ao evento personalidades conhecedoras do tema político, especialistas da área, para assim, passarem o devido conhecimento e aprendizagem às nossas militantes. Serão necessários e  primordiais, cada minuto desses 3 dias”, disse.  A coordenadora  acrescenta que  contar com o apoio da liderança nacional do partido,  é crucial para que o evento tenha eficiência. “O presidente do nosso partido, é todo ouvidos quando se trata de falar sobre o crescimento da mulher na vida pública, não medindo esforços para que tenhamos a nossa verdadeira valorização seja nas cadeiras do excecutivo ou legislativo”, afirmou.

Para o presidente nacional do partido, Marcos Pereira (PRB-SP), o momento é ideal para a realização do simpósio, uma vez que as mulheres são a maioria no eleitorado e precisam receber o chamamento para assumirem seus postos nos espaços de poder.  “Nós, do PRB, temos trabalhado para trazer mais mulheres para a política, para a vida pública e para que se engajem nas disputas eleitorais como candidatas. O partido entende que a participação feminina é uma necessidade, e a realização do II Seminário do PRB Mulher, confirma o trabalho que temos feito de incentivo e apoio na preparação de novas lideranças”, pontuou.

Com a estimativa de receber cerca de 500 mulheres, o evento contará com uma boa estrutura para recepcionar e acomodar, todas as inscritas. Para a efetiva participação, é importante que medidas sejam alcançadas e todas as informações serão devidamente esclarecidas à participante. O primeiro passo, é o contato direto com a coordenadora estadual do movimento feminino, uma vez, que estas estão a par de todo o normativo do evento.

I Seminário e eleições 2016 

Em 2015, a militância realizou o seu I Seminário de Formação Política e contou com a presença de mais de 350 mulheres  de todo o Brasil. O evento contou com a participação de diversas autoridades do partido e personalidades que trataram de falar sobre o cunho político.

Na oportunidade, foram abordadas,  palestras sobre políticas públicas, gestão governamental, empoderamento feminino e finanças, além de assuntos que contribuíram para o desenvolvimento da mulher na sociedade e nas decisões políticas.

Na eleição municipal do ano seguinte em 2016,  o PRB  surpreendeu com o número de eleitas, onde cresceu 48% em comparado às eleições de 2012. Ao todo, foram eleitas 11 prefeitas, uma vice-prefeita e 228 vereadoras em todas as regiões do País.

Com o resultado, o PRB igualou o número de prefeitas eleitas em 2012, e aumentou a presença feminina no legislativo ao sair de 149 (2012) vereadoras para 228 (2016). Das 18 mil candidaturas que o partido disputou, 5.773 foram mulheres em 2.162 municípios brasileiros. Os números representam um aumento de 42% em comparação a 2012, que registrou 4.054 candidaturas femininas.

“O que queremos em 2020, são mulheres capacitadas para disputar o pleito. Por isso, contamos aqui com mulheres que estejam realmente interessadas em disputar as eleições. O evento é direcionado única e exclusivamente para elas”, finalizou a coordenadora nacional Rosangela Gomes.

 

Texto e foto: Carolina Ribeiro / Ascom PRB Mulher Nacional

 

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.