PRB Mulher lança campanha nacional de filiação e capacitação política

PRB Mulher, promete agitar os estados nos próximos 30 dias com sua campanha nacional do Filia 10

O mês de fevereiro é curto mas a ação que o movimento feminino do partido, lança no período, é enorme. O PRB Mulher, desenvolveu para o mês, especificamente com ponto de partida já no próximo domingo(10), sua primeira campanha nacional do ano, o “Filia 10”.

A campanha acontecerá em todos os estados da coordenadoria, entre 10 de fevereiro e 10 de março de 2019. O objetivo, é de chamar as mulheres a fazerem parte da agremiação partidária e estarem inseridas no cenário político, mas também, orientar e esclarecer a importância delas, para fazerem parte do trabalho de construção da conquista do gênero feminino nos espaços de poder.  O PRB Mulher, possui a força e dedicação da presidência nacional do partido, com o deputado federal Marcos Pereira(PRB-SP), em apoiar incondicionalmente a inserção da mulher na vida pública. “Quando a mulher se propõe a fazer alguma coisa, ela faz bem feito e isso tende a contribuir nesse resgate da credibilidade na política”, disse o parlamentar que também é o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados.

A campanha que já acontece no PRB, será reeditada pelo PRB Mulher  e as ações vão contar com o ato de filiação, reuniões, palestras de capacitação e formação política, levando informações sobre a importância das mulheres estarem inseridas ao meio e seu significado.

Uma das metas da militância, é inspirar e empoderar mulheres comprometidas,  a estarem engajadas na luta feminina, assim como,  fazer com que essas estejam dispostas a lutarem também pela  igualdade nos cargos de decisão. Além disso, a intenção  ainda é despertar em mulheres totalmente anônimas mas com espírito desbravador, a vontade de lutarem juntas , por um maior crescimento do posto feminino na sociedade.

A coordenadora nacional do PRB Mulher e deputada federal, Rosangela Gomes(PRB-RJ), afirma que a política precisa de mais mulheres. “Essa campanha vai capacitar e recrutar mulheres para que nos próximos pleitos, elas possam disputar uma vaga nos espaços de poder e decisão. O PRB, já manifestou total apoio para que nas próximas eleições, possamos aumentar o nosso quadro de vereadoras, prefeitas, vice-prefeitas e secretarias nos municípios”, destacou.

Mulheres do PRB nas eleições 

Coordenadoras já estão estruturando a campanha nos estados

Em 2018, o PRB lançou 267 candidaturas  entre as  vagas de deputada distrital, estadual, federal e ao cargo de vice-governadora. A maioria das candidaturas foi para as Assembleias Legislativas, sendo 168 ao todo. Na disputa à Câmara Federal, o partido contou com 77 candidatas. No geral, o número de mulheres que concorreram às urnas, superou a exigência da legislação eleitoral, que chegou ao percentual de 32,2% em relação ao gênero oposto.

Em comparação ao resultado eleitoral de 2014, quando o partido elegeu apenas cinco deputadas, sendo três estaduais e duas federais. Em 2018, foram eleitas,  três deputadas federais e cinco deputadas estaduais. O número representa um aumento de 100% em comparado às eleições 2014. Para as assembleias estaduais, o PRB fez cinco cadeiras em todo o país, três a mais relacionado,  ao pleito anterior, o que representa um crescimento de 150%.

Com a chegada das eleições municipais de 2020,  a coordenadora nacional da militância,  pretende trabalhar as mulheres para que o número de eleitas  seja muito maior do foi nos últimos anos. O resultado de 2016, mostrou que o PRB teve um crescimento considerável, em comparação à 2012. Na última eleição municipal, o partido elegeu 11 prefeitas e 228 vereadoras.

A apesar do número de prefeitas eleitas ter se mantido igual a da outra eleição,  em 2016 o número de vereadoras eleitas,  foi potencialmente maior, com 79 mulheres a mais nas Câmaras Municipais, quando em 2012 foram somente,  149 eleitas. Isso resulta, em  um aumento de 48% de vitória nas urnas para as mulheres do PRB na última eleição municipal.  “Esse é o momento de preparo e quero junto com as militantes, injetar esse espírito político nas mulheres de todo Brasil. Para que em 2020 possamos dobrar, triplicar esse número de eleitas” , afirmou Rosangela Gomes.

Para a secretária nacional da militância, Rosana Ribeiro, 2019 será extremamente desafiador, entretanto há a confiança máxima de que 2020 será um marco para as mulheres do PRB,  no resultado das eleições. “Nosso maior desafio será o pleito municipal de 2020. O PRB Mulher tem a missão de dar visibilidade às nossas republicanas estaduais e municipais. O “Filia 10”, é mais uma estratégia para trazer mais mulheres com vontade de mudar e inovar a política. Contamos com todas vocês nesse novo desafio”, finalizou a republicana.

Por Gisele Rocha / ASCOM PRB Mulher Nacional

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail [email protected] Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.