Os 3,80 não incluem o meu corpo

85
Foto: Cris Faga/Foz Press

“Os 3,80 não incluem o meu corpo”, essa é a frase que está nos cartazes fixados na Avenida Paulista, na Grande São Paulo, famosa pela história de um homem ter ejaculado no rosto de uma mulher no transporte público. Após a Lei 13.718/18, sancionada em setembro a “Importunação Sexual” (prática de ato libidinoso contra alguém sem o seu consentimento), ficou registrado que a cada 20 horas uma mulher é vitima desse crime na cidade.

Encoxar, apalpar, ejacular, tudo isso está incluso nesse novo tipo penal. Com a Lei, o agressor será punido com prisão passível de pena de 1 a 5 anos de reclusão. Antes, esse tipo de ação era apenas passível de multa. Também poderá receber a mesma pena quem vender ou divulgar cena de estupro por qualquer meio, seja fotografia, vídeo ou outro tipo de registro audiovisual.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site “huffpostbrasil”, foram registrados no metrô, trem e ônibus da região metropolitana de São Paulo 36 ocorrências deste tipo entre os dias 25 de setembro e 23 de outubro.

A vítima não é obrigada a fazer a denúncia na hora. Ela pode ir a uma delegacia de sua escolha ou em alguma delegacia da mulher. Pode também fazer uma denúncia pelo Disque 180.

Texto: Ascom PRB Mulher Nacional

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.