Novembro Azul: incentive os homens a fazerem os exames preventivos

Olá, amigas republicanas,

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pelo tumor.

O homem não tem a cultura de ir ao médico, para exames com urologistas, então, a resistência é ainda mais evidente. Descobrir cedo a presença do câncer é a principal maneira de combatê-lo. O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura.

Devemos e podemos mudar o comportamento dos homens, principalmente aqueles que estão mais próximos da gente, para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que não levam o público masculino a identificar a doença na fase inicial e diminuindo as chances de cura.

O Novembro Azul também é uma missão para nós mulheres que mais uma vez tem de ajudar a sociedade a superar o machismo que afasta os homens dos exames. Então, republicanas, conto com vocês para mais essa batalha. Juntas somos mais fortes!

Por Rosangela Gomes
Deputada Federal PRB-RJ
Coordenadora Nacional do PRB Mulher Nacional

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.