Maria Rosas comemora vitória para o autismo

Maria Rosas comemora vitória para o autismo
A deputada, que é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, celebrou a inclusão de perguntas sobre o autismo no Censo 2020 do IBGE

Brasília – A deputada federal Maria Rosas (PRB-SP) comemorou a sanção presidencial da Lei 13.861/2019, que inclui dados específicos sobre o autismo no Censo 2020 do IBGE. A assinatura do presidente da República autorizando a realização de perguntas sobre o autismo ocorreu na quinta-feira (18).

“A medida é fundamental para pensarmos políticas públicas, pois, teremos ideia de quem são e onde estão as pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, observou Maria Rosas.

A parlamentar, que também é segunda vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, celebra a notícia. “Há nove anos acompanho de perto as dificuldades das famílias na luta pelos seus direitos. Sei que nada é mais importante para uma pessoa com autismo e sua família que o respeito e, inclui-lo no Censo foi o primeiro passo”, disse.

Na Câmara, a republicana é relatora do Projeto de Lei 1.688/2019 que estabelece às instituições de ensino um canal de denúncia para o descumprimento da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O projeto foi aprovado recentemente pela Comissão de Educação.

Autismo

O Transtorno do Espectro Autista resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral e engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. A estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil.

Texto e foto: Ascom – deputada federal Maria Rosas

 

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.