Encontro de coordenadoras do PRB Mulher chega ao fim com propostas e metas estabelecidas

Coordenadoras estiveram reunidas durante três dias no auditório do Hotel Nacional em Brasília

Brasília (DF) – O objetivo do VII Encontro Nacional de Coordenadoras, que aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de junho, em Brasília,  foi de traçar metas e diretrizes para o importante ano que está chegando: as eleições municipais de 2020. Além disso, as republicanas de todo o país se uniram em prol da organização da agenda da militância para os próximos meses e também ajustaram detalhes, como eventos e campanhas a serem realizadas.

A coordenadora  nacional do movimento e deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), conduziu a todo o tempo as palestras e importantes reuniões realizadas, entre elas, uma breve apresentação das coordenadoras;  debate sobre comunicação; direito eleitoral e direitos da mulher. A posse da Executiva Nacional,  a criação e posse do Conselho Feminino, foi outra questão abordada no evento, a fim de direcionar melhor o andamento dos trabalhos no movimento. “Foram dias de muitas conversas, elogios e críticas construtivas às coordenadorias. Pegamos no pé de cada líder estadual, cobrando mais participação, interação, dedicação e passamos pra elas os objetivos do partido para os próximos meses. Queremos um movimento forte, na luta pelas garantias ao direito da mulher e só podemos ter essa força se pudermos contar com a ajuda de cada uma delas”, destacou a parlamentar.

Durante os três dias de realização, o tema sobre a inserção da mulher na política, foi destaque. No primeiro dia,  o encontro realizou um jantar de abertura que contou a presença de diversas autoridades do partido que apoiam a inserção da mulher no cenário político. Entre os presentes estava, o vice-presidente nacional do partido,  deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) que representou o presidente nacional da sigla, deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP); o secretário nacional do PRB, Evandro Garla e o tesoureiro, Joaquim Mauro. Também, estiveram presentes, as deputadas federais Aline Gurgel (PRB-AP), Maria Rosas (PRB-SP); a deputada estadual Professora Nilse (PRB-PA);a ex-senadora Serys Slhessarenko (PRB-MT) e o ex-deputado federal, Lindomar Garçon (PRB-RO). Na mesma noite, foi filiada ao PRB, a delegada de Polícia Civil do Rio de Janeiro,  dra. Juliana Amorim que é também coordenadora das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAM).

No segundo momento do evento, Rosangela Gomes,  mediou as palestras do dia, com a jornalista e coordenadora da Agência PRB Nacional, Helen Assumpção e a equipe do PRB, as jornalistas Gisele Rocha, Gabbriela Veras e a publicitária, Carolina Ribeiro. Após isso, as coordenadoras puderam atualizar as informações sobre direito eleitoral, com a advogada  Salete Aragão que explanou sobre as novas resoluções  e as mudanças na lei eleitoral para as eleições de 2020.  O final da tarde, ficou por conta da nova filiada, a delegada Juliana Amorim, que apresentou seu trabalho, no estado do Rio de Janeiro, sobre o enfrentamento da violência à mulher. Ela que é responsável por 14 unidades da DEAM – Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, mostrou dados sobre o alto índice de violência.

Uma das outras atividades, das republicanas durante o segundo dia, foi a visita de todas à nova sede do PRB. As militantes, puderam fazer um tour pelas novas instalações do partido e participaram de um bate-papo com o tesoureiro, Joaquim Mauro e o secretário nacional, Evandro Garla, que falaram sobre a história e planos futuros da agremiação partidária.

Para encerrar o terceiro e último dia do VII Encontro Nacional de Coordenadoras,  a líder nacional e a secretária executiva do movimento Rosana Ribeiro,  apresentaram um relatório com as principais demandas da militância. Elas ainda,  estabeleceram metas às republicanas e anunciaram para o segundo semestre de 2019, um outro grande evento, o II Seminário de Formação Política do PRB Mulher que contará em capacitar republicanas aptas a estarem como candidatas ao pleito do próximo ano. Falando em capacitação, cursos específicos de qualificação para mulheres também estão inseridos nas propostas do movimento.  Na oportunidade, ainda foi concedida posse à nova Executiva Nacional da militância e desenvolvido,  o Conselho Feminino que contará com as republicanas para tratar sobre temas específicos. “Foi um encontro muito produtivo e passamos o nosso recado. Agora é cada uma voltar para o seu estado e colocar a mão na massa para desenvolver tudo o que foi passado aqui. Tenho certeza da nossa vitória em 2019 e consequentemente em 2020”, destacou Rosana.

Para a coordenadora estadual do PRB Mulher do Ceará, o evento foi muito esclarecedor. “Essa questão da troca de experiências é maravilhosa. Eu vejo esse encontro, como um progresso, onde nós conseguimos ver mulheres fortes, que fazem a diferença nos seus estados e que vieram para esse encontro, para aprender e trocar informações do que já sabem, a fim de que possamos nos fortalecer ainda mais na causa feminina, a nossa causa”, ressaltou.

Já a líder estadual do movimento no estado do Goiás, Rosa Bravo, fez declaração sobre a união entre as líderes de cada estado e da troca constante de experiências. “Aprendi muito com as outras coordenadoras. Elas trazem contribuições riquíssimas que vão impulsionar o nosso trabalho no Goiás. Esse intercâmbio é muito importante, afinal, sabemos que lá no Pará, no Piauí ou em qualquer outro estado, tem uma coordenadora que pode nos ajudar, que pode enriquecer cada vez mais nosso trabalho. Traçamos metas durante o encontro e queremos cumprir cada uma delas. Com planejamento, teremos segurança para realizá-lo e mostrar resultados positivos. Tenho certeza que vamos crescer e muito!”,finalizou a republicana.

 

Texto e foto  Gisele Rocha / Ascom PRB Mulher Nacional

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.