Dia Municipal dos Surdos é aprovado em Macapá (AP)

No Brasil estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros, com algum grau de deficiência auditiva

Macapá (AP) – A vereadora de Macapá, Patriciana Guimarães (PRB), teve o projeto de lei de número 004/19, que institui o dia 26 de setembro, no calendário da capital o dia municipal dos surdos, aprovado na Câmara dos Vereadores de Macapá, nesta terça-feira(11).

Segundo a legisladora, este projeto tem como objetivo principal desenvolver reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. “Todos nós temos um espaço  na sociedade e todos devemos ser respeitados. Ter uma data na capital é mostrar o compromisso do poder municipal com os deficientes auditivos. Estamos aqui para somar e avançar para com um todo”, destacou.

A escolha do dia  26 de setembro, foi na verdade uma forma de homenagear à criação da primeira Escola de Surdos no país em 1857. Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005. ( Informações Ministério da Saúde)

Texto e fotos: Ascom Vereadora Patriciana Guimarães

Edição: ASCOM PRB Mulher Nacional

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.