Deputada Fran Somensi conquista recurso de R$419 mil anuais para o hospital em Farroupilha

Fran Somensi em reunião com autoridades municipais e estaduais, para garantir recursos ao Hospital de Farroupilha

Farroupilha (RS) – A deputada estadual Fran Somensi (PRB-RS), conseguiu um recurso de R$419 mil reais para o Hospital Beneficente São Carlos (HBSC). A demanda foi levada ao estado pela parlamentar do PRB,  pelo Prefeito de Farroupilha Claiton Gonçalves (PDT/RS) e pela secretária municipal de saúde, Rosane da Rosa, após  reunião no último dia  20 de março, no gabinete da secretária estadual de saúde, do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann.

O processo que estava parado há mais de um ano no Ministério da Saúde, foi resolvido em menos de trinta dias, graças a uma ação conjunta e apartidária.

O hospital, ainda passa por uma crise financeira que assola não somente a instituição de Farroupilha, mas outros hospitais públicos e filantrópicos do estado. Parte dessa crise se deve ao atraso de repasses do governo estadual e federal. Mas algumas questões burocráticas como esta, também atrasam o processo de recuperação dessas entidades.

O HBSC, conta hoje com oito unidades de tratamento intensivo (UTIs) em operação. Porém, três destas unidades não estavam habilitadas no ministério da saúde, o que impedia o repasse de recursos do Governo Federal referente ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (Teto MAC).

Segundo a deputada, esse tipo de ação expressa nitidamente o que, cada vez mais, deve ser construído na política. “Essa é a renovação que queremos fazer, a política de unir todas as partes, dialogar, desburocratizar os processos e facilitar a vida das pessoas. Uma simples ação, mas que poderá salvar muitas vidas e melhorar a saúde financeira do nosso hospital” comemora Somensi.

O Recurso da união foi liberado e oficializado pela portaria Nº 516, de 10 de abril de 2019.

Texto e foto: Anderson Oliveira – Assessoria

Edição: Ascom PRB Mulher Nacional

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail [email protected] Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.