Audiência pública para as mulheres é debatida na Câmara municipal de Macapá

Macapá (AP) – A vereadora e coordenadora do PRB Mulher Amapá, Patriciana Guimarães, realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira (20), com o tema: “Políticas públicas para as mulheres e mais mulheres no parlamento”, o assunto foi discutido no plenário da Câmara Municipal de Macapá.

A audiência teve como objetivo fomentar a reflexão, incentivar a mulher amapaense, a ingressar na política, independente de bandeiras partidárias, a fim de criar leis para garantir os direitos da mulher e assim construir uma capital mais justa, igualitária e democrática.

“Nós devemos nos conscientizar do real papel da mulher na sociedade, infelizmente ainda somos a minoria nos parlamentos municipais, estaduais e no Congresso Nacional. A mulher precisa participar mais, se envolver mais e disputar de igual para igual o seu espaço na política brasileira”, disse.

Para compor a mesa, além da republicana, participaram também a vereadora Bruna Guimarães (PSDB), a coordenadora do PRB Mulher no município de Macapá, Leila Viana e a Assistente Social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Nadabe de Jesus. Foram convidadas também, a Secretária de Estado da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, Wellen Azevedo, a Coordenadora Municipal Políticas Públicas para as Mulheres, Jairene Silva e a Coordenadora do Fórum de Mulheres do Mercosul/ seção Amapá, Aldinéia Machado.

A primeira vereadora do estado do Amapá, Irene Monteiro, ressaltou a importância em discutir o tema. “Uma pauta prioritária a ser trabalhada, principalmente porque mulheres estão morrendo pelo simples fato de serem mulheres, precisamos trabalhar para que isso não continue acontecendo e que tenhamos mais audiências como essas. A vereadora Patriciana Guimarães está de parabéns pela iniciativa”, pontuou a ex-vereadora do Município de Mazagão.

Patriciana acredita que, com a participação efetiva das mulheres na política, haverá inclusive redução dos índices de crime contra a mulher, como feminicídio, estupro, preconceito e o assédio moral. “Não podemos nos calar diante de tantas atrocidades, aberrações e abusos que são cometidos contra a mulher”, finalizou a idealizadora do evento.

A ação na Câmara, contou com a participação de representantes de diferentes órgãos e instituições públicas e privadas. Presentes à audiência estavam, 1º vereadora do estado do Amapá, Irene Monteiro, presidente da Comissão da Mulher, advogada do estado (AP), Nilzelene Galemo, representantes da marinha, 1º tenente Ivanice e Renata Albuquerque, do exército 1º tenente Camila Pinho, presidente do PTB mulher do Amapá, Kelly Dantas, Inspetora da Guarda Municipal, Roani, Vereadores, Professor Rodrigo, Yuri Pelaes, Rinaldo, impressa e ainda, a grande participação popular, com a maioria do público composto por mulheres.

Texto: Carolina Andrade

Fotos: ASCOM Vereadora Patriciana Guimarães

Edição: Ascom PRB Mulher

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.