Aline Gurgel participa de Seminário da Primeira Infância em Brasília

Aline Gurgel(PRB-AP) e a secretária de inclusão e mobilização social do Amapá, Albanize Colares participam de Seminário Internacional da Primeira Infância em Brasília
Brasília (DF) – A deputada federal Aline Gurgel(PRB-AP), participou durante a semana do Seminário Internacional da Primeira Infância, em Brasília. Promovido pelo Programa Criança Feliz, o evento tem o objetivo principal, fortalecer políticas públicas da primeira infância e provocar reflexões que qualifiquem e ampliem o atendimento à essa faixa etária no país.
O programa Criança Feliz, está presente em 2.622 municípios brasileiros e já atendeu mais de 519 mil crianças e gestantes. No total, mais de 12,1 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 16 mil profissionais capacitados para orientar as famílias a impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e de linguagem das crianças de até três anos, beneficiárias do Bolsa Família e daquelas com até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para Aline Gurgel, a educação não começa durante o primeiro dia na escola, mas sim no primeiro dia de vida. “O melhor investimento que se pode fazer, é na primeira infância, pois o cérebro nos primeiros anos de vida exige muito desenvolvimento”, afirmou.
De acordo com dados divulgados no Seminário, o estado do Amapá tem o pior índice de crianças de 0 a 3 anos que frequentam creches, apenas 7,6%. A meta para o estado é colocar 50%  das crianças.  O melhor índice é do Rio Grande do Sul, onde cerca de 40% das crianças estão matriculadas em creches.
A convite de Aline, participou do encontro, a secretária de inclusão e mobilização social do Amapá, Albanize Colares que salientou a importância da discussão de implantação de políticas públicas sobre o tema no estado. “Precisamos implementar políticas públicas para a primeira infância em nosso estado e a secretária Albanize pode contar com todo meu apoio para que isso ocorra”, informou a deputada.
A previsão é de que representantes dos estados e do Distrito Federal assinem um documento em que reafirmam o compromisso de dar continuidade ao programa Criança Feliz.
O evento contou ainda com a participação de especialistas renomados internacionalmente, na área da primeira infância como o  Ministro da Cidadania Osmar Terra, coordenadores do Programa Criança Feliz e demais autoridades políticas do país.
Texto e fotos: ASCOM Aline Gurgel
Edição: Ascom PRB Mulher Nacional

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.